Olá a todos! Preparados para se interarem um pouquinho mais de como é o intercâmbio através da FG para a Madrid? Pois então sigam abaixo as instruções (risos) e boa leitura!!!
Bom, parece que foi ontem que eu estava no corre-corre de ir atrás de passaporte e visto! E parece mais ainda que foi ontem que eu cheguei aqui! Vocês não tem idéia de como isso aqui passa rápido!
Fica logo a dica de que se vocês já decidiram fazer o intercâmbio, não deixem nunca para última hora as burocracias, principalmente para a retirada do visto junto ao consulado espanhol. Eles são bastante detalhistas e exigentes, mesmo a nossa faculdade nos disponibilizando todos os documentos necessários para a retirada do visto estudantil. E por fim, acompanhem junto ao seu diretor de curso a compatibilidade de suas disciplinas: isso é muito importante, pois aqui assim como aí, início de período letivo tem sempre muita gente nas coordenações para resolverem seus problemas de adequação nas matérias e isso pode fazer com que você perca um tempinho de aula…
A Universidade Européia de Madrid tem uma ótima estrutura, laboratórios de informática sempre disponíveis e com impressões gratuitas (basta cada aluno trazer suas próprias folhas – por sinal, utilizo bastante isso já que aqui como aí na FG, eles utilizam um sistema virtual para colocar slides e outros arquivos interessantes para a realização das aulas). A metodologia das aulas, pelo menos no meu caso, está sendo bem tranqüila. Os professores falam sim um pouco rápido, mas a partir do momento que você comunica que é estrangeiro, eles te ajudam bastante e se preocupam se você está conseguindo compreender tudo. O ritmo é bem puxadinho mas nada para se assustarem! Só não dá para ficar estudando de véspera (risos), pois há sempre muito conteúdo! As aulas são bem dinâmicas e com muitas práticas a fazer, o que ajuda bastante na sua interação em classe, na fixação do assunto e no desenvolvimento do seu espanhol.
Com relação aos espanhóis, eles são um pouco fechados… Se você não tenta fazer parte do convívio deles, eles não vão te fazer se sentir bem acolhidos como eu garanto que qualquer brasileiro faria com um estrangeiro novo em sua sala de aula… Em compensação, a universidade está cheia de estrangeiros o que facilita sua vida em fazer novas amizades como com mexicanos, italianos, franceses, americanos, turcos, enfim… Mas de todas as nacionalidades tenho a plena certeza de que os brasileiros se dão muito bem com os mexicanos! Estamos sempre juntos e com certeza nossos contatos não acabarão com o fim de nossas classes…
Outra dica: apesar de nossa língua ser bem parecida com o espanhol, não custa nada comprar um dicionário de termos e expressões básicas antes de vir para cá! Será de grande valor para vocês no começo! Com o tempo, isso óbvio se vocês não conviverem só com brasileiros, estarão compreendendo tudo o que falam mas ainda com um pouco de dificuldade em fazer grandes conversações. Meu nível de espanhol em três meses diria que está intermediário, mas seis meses são sim suficientes para que saiam daqui falando bem e não somente o ¡Hola que tal! Kkkkkk!!!
Aos que vem, aproveitem bastante esta oportunidade única!! Aproveitem a universidade e tudo o que ela oferece como palestras, práticas, oportunidades de estágio, esportes, etc. É meio impossível dizer para que não saiam muito para festas porque no início tudo é novo e você vai querer aproveitar tudo ao máximo… Mas por experiência própria, não vá com muita sede ao pote hahaha haverá tempo suficiente para conhecer tudo e todos!!!
Madrid é uma cidade enorme e encantadora e sim, ela não pára nunca!!! A Universidade Européia de Madrid está localizada num povoado fora do centro de Madrid (bom que os afastam das tentações de compras e baladas kkk). Se chama Villaviciosa de Odón e é super tranqüilo. Um bairro cheio de estudantes e famílias. Tem todas as facilidades e serviços de que possam precisar (bancos, supermercados, ônibus, lan houses, restaurantes, parques…) Só tem que se acostumar com a danada da siesta. Aqui eles fecham para o que nós chamaríamos de horário de almoço, porém esse “descansozinho” deles dura mais ou menos umas 3 a 4 horas! Pois é! Se precisas de algo, só podes tê-lo antes das 14hs ou depois das 17/18hs!! Se for algo de extrema urgência, com certeza vai ter uma casa chinesa que estará aberta e terá tudo o que você necessita!!!
No início achava um absurdo, dizia que não queriam trabalhar e que não precisavam de dinheiro kkk, mas agora compreendo essa questão cultural deles… Só me chateava em restaurantes! Os espanhóis têm uns horários diferentes para comida… comem muito tarde!!! Almoçam umas 15 -16hs e jantam lá para 22 – 23hs!! E se você quiser comer comida depois desse horário (16 hs aproximadamente) eles seguramente dirão para você: “ Lo siento, pero nuestra cocina está cerrada” ou seja, a cozinha deles fecha, eles te expulsam do bar e você fica com fome kkkk!!! Pero no pasa nada! Mas tudo bem, sem problemas, é só questão de adaptação!!! Quando você conhece a cultura e o ritmo de como eles vivem, vai se acostumar e até sentir saudades haha!! Hoje me acostumei a almoçar tarde e só jantar umas 22hs, até porque agora mesmo o sol só se põe às 21hs aqui!!!!
E quem sair da Espanha e não comer muita batata, ovos, jamon e a famosa paella, é como se não tivesse pisado aqui hein!!
Para mim está sendo uma experiência única e que só me trará bons resultados!! Sempre tive esse sonho de poder fazer um intercâmbio, tanto para experiência pessoal com novas pessoas e culturas, como para minha carreira profissional e garanto a vocês que vale muito à pena!!!!
Abraços a todos y hasta luego chicos!